your ads here

advertisement

Home » Nossa História

belluno

Venho de uma família de origem italiana, sempre vi minha vó, mãe e tias cozinhando e sempre tive vontade de aprender, Deus nos deu o privilégio de sermos uma família grande onde todos ajudavam e estavam sempre unidos.

O conhecimento dos antigos era passado de uma forma simples: Vovó Francisca nos reunia na cozinha em torno do fogão a lenha, ensinava o dialeto e contava como nossa família havia chego ao Brasil:

Seu pai, Pietro veio para o Brasil, clandestino em um navio com dois anos de idade, nascido em 1889, na região de Veneto, província de Belluno na Itália. Sua família veio refugiar-se no Brasil, mais especificamente no estado do Rio Grande do Sul no município de Alfredo Chaves, hoje conhecido como a cidade de Veranópolis, na serra gaúcha. A família fugia da guerra e das péssimas condições em que se encontrava a Itália.

Desde pequenos fomos ensinados a trabalhar no campo: cultivar a terra, fazer queijo, salame, macarrão caseiro e aproveitar todas as frutas do pomar: Produzíamos vinho e doce de frutas.

Tenho muitas lembranças agradáveis das grandes barricas de vinho e dos enormes tachos para fazer geleia, que minha vó chamava de “shimia” em virtude do dialeto.

A paixão pela cozinha vem passando de geração em geração e Deus nos deu a oportunidade de idealizarmos o projeto da Terra Moriá.

Um projeto que vem resgatar todo o amor de gerações pela cozinha, mas nosso objetivo maior é passar esses valores adiante através de projetos que ajudem nossa comunidade a perceber o imensurável valor de termos uma família unida e uma sociedade saudável.

Acreditamos que pequenos gestos de carinho; como ter um momento a mesa com nossa família, mesmo que seja para desfrutar de algo simples como: comer pão quentinho com geleia faz toda a diferença para construirmos em nossos filhos valores de família que são inegociáveis.